Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Quarta Turma decide se retificação de sexo em registro civil exige cirurgia

Publicado por Letícia Olívio
há 8 anos

Quarta Turma decide se retificao de sexo em registro civil exige cirurgia

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai julgar nesta terça-feira (11) recurso especial que discute se é possível mudar juridicamente o sexo de uma pessoa, com alteração do registro civil, sem que ela tenha feito a cirurgia de transgenitalização. O relator do recurso é o ministro Luis Felipe Salomão. A sessão de julgamento começa às 14h.

A petição inicial do processo narra que a autora, embora nascida com genitais masculinos, sempre teve comportamento feminino e foi diagnosticada como portadora de transtorno de identidade de gênero.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) permitiu apenas a alteração do prenome da autora da ação (transexual mulher). A retificação do sexo masculino para feminino nos documentos foi rejeitada sob o fundamento de que, embora a alteração do nome seja justificada para evitar constrangimentos e situações vexatórias, fazer constar no registro civil a mudança de sexo, quando a pessoa ainda tem os órgãos genitais do sexo oposto, seria inserir um dado não verdadeiro. O TJRS considerou esse pedido descabido.

Segundo o acórdão, “a definição do sexo é ato médico, e o registro civil de nascimento deve espelhar a verdade biológica, somente podendo ser corrigido quando se verifica erro”.

No STJ, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, autor do recurso, sustenta que a mera alteração do prenome, sem a consequente adequação da informação relativa ao sexo, mantém o constrangimento decorrente do transtorno de identidade, pois, ainda que socialmente registrada com nome evidentemente feminino, a pessoa continua designada como de sexo masculino, informação obrigatória em seus documentos.

Fonte: STJ

  • Publicações23
  • Seguidores44
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações982
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quarta-turma-decide-se-retificacao-de-sexo-em-registro-civil-exige-cirurgia/393405386

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Corretíssimo o posicionamento do tribunal, se a vida bastasse querer, seria ótimo. Eu queria ser um leão ou talvez um carro, vou mandar o Detran expedir meu documento - certificado de registro licenciamento de veiculo. Desde pequeno me sinto um carro de passeio eu era um fusca agora cresci e sou esse opalão continuar lendo

Exatamente... eu também tenho uma nota de 2,00 reais que se sente uma nota de 100,00 e ninguém quer aceitar ela como 100 reais... é um preconceito destes fascistas opressores e misóginos que são contra o empoderamento da minha nota de 2,00 reais... Tirando a brincadeira, parabéns pelo seu comentário... Não podemos deixar que a modinha do "politicamente correto mimimi" contamine também ao Judiciário. continuar lendo

Na linha do que os colegas escreveram, concordo com a razão de decidir 4ª Turma do STJ: o registro civil deve representar a verdade do fato.

Vou além, não há como transformar cromossomos XY em XX por meio de simples alteração do registro civil.

Ou realiza a cirurgia de mudança de sexo ou mantém a identidade de gênero correspondente ao que existe de fato: homem não pode ser registrado como mulher.

Avante. continuar lendo